Fenômenos Astronômicos e Meteorológicos Determinam o Comportamento das Marés no Litoral do Recreio
Dr. J.R. de Almeida
[https://x.com/dralmeidajr][in
Editora Priscila M. S. Gomes
O comportamento das marés na região do Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro, é influenciado por dois fenômenos distintos: as marés astronômicas e as marés meteorológicas. Ambas desempenham papéis importantes na oscilação do nível do mar, afetando diretamente a dinâmica costeira local.
As marés astronômicas têm origem na interação gravitacional entre a Terra, a Lua e o Sol. Além da força gravitacional, também entram em ação forças centrífugas geradas pelo movimento de rotação do sistema Sol-Terra-Lua em torno de um centro de massa que se localiza dentro da própria Terra, a aproximadamente um quarto do seu raio. Esse movimento resulta em dois ciclos de maré a cada dia lunar, que dura cerca de 20 horas e 48 minutos já que a Lua avança aproximadamente 12,2º para leste durante um dia solar (24 horas). Esse deslocamento faz com que um mesmo ponto da Terra leve quase um dia lunar para se alinhar novamente com a Lua, gerando, assim, duas marés por dia lunar.
Já as marés meteorológicas são determinadas pelas condições atmosféricas, em especial pela ação dos ventos. No arco praial do Recreio, ventos vindos do sudoeste (SW) empurram as águas em direção à costa, provocando um aumento no nível do mar. Em contrapartida, ventos de nordeste (NE) afastam as águas da faixa litorânea, gerando uma diminuição perceptível no nível do mar.
A amplitude das marés diferença entre o nível máximo (preamar) e o mínimo (baixa-mar) varia de acordo com fatores como a latitude, o relevo submarino, o formato da costa e a influência da Força de Coriolis, provocada pela rotação da Terra. No Recreio, as marés astronômicas apresentam amplitude média de cerca de 1,30 metro, sendo classificadas como micromarés. Já as marés meteorológicas costumam oscilar em torno de 0,80 metro.
Essas informações são fundamentais para o monitoramento costeiro, a prevenção de riscos ambientais e o planejamento urbano nas áreas litorâneas, especialmente em tempos de mudanças climáticas e aumento do nível do mar.
Sem comentários:
Enviar um comentário